segunda-feira, 19 de novembro de 2007

O nosso Professor de Trompete






Venho hoje falar do Professor de Trompete e restantes metais, o Professor João Raquel. Fiquemos então com o seu currículo:





João Domingos Marques Raquel nasceu em Benavente no ano de 1977. Aos oito anos de idade iniciou os seus estudos musicais na Sociedade Filarmónica Benaventense como trompetista.
Aos dezasseis anos entrou para a Academia de Amadores de Musica de Lisboa, onde concluiu o curso de trompete com 18 valores na classe do professor António Reis Gomes. Nesta mesma escola terminou as disciplinas de Acústica, História da Música, Práticas de Teclado, Formação Musical e Classe de Conjunto. Mais tarde concluiu a disciplina de Análise e Técnicas de Composição no Conservatório Regional Silva Marques em Alhandra.
Entre 1997 e 1999 fez parte da Orquestra de Câmara da Academia de Amadores de Música, com a qual efectuou vários concertos, nomeadamente óperas para crianças.
Actuou em vários concertos com a Orquestra do Círculo de Música de Câmara de Lisboa, sob a direcção do maestro Alberto Nunes.
Com a já extinta Banda Juvenil do Concelho de Benavente participou em vários concertos com o Tenor Carlos Guilherme.
Frequentou os Cursos Internacionais de Férias para Jovens Músicos promovidos pelo Inatel em 1995 e 1998, onde desempenhou papéis de solista.
Em 1997 ingressou no Xira Brass Quintet, com o qual se tem apresentado em concertos por todo o país e gravou o CD “Vila Franca Cidade Taurina” no ano de 2000.
Em 1998 representou Portugal na Orchestre D´Harmonie des Jeunes de L’únion Européenne no Luxemburgo, com a qual, sob a direcção do maestro holandês Jan Cober, realizou concertos no Luxemburgo, Alemanha, Suiça e Itália.
Tem-se apresentado regularmente com vários grupos de música de câmara, donde se destacam vários concertos por todo o país.
Fez parte da banda da cantora portuguesa Tucha, Ágata e, do cantor Luís Filipe Reis com o qual actuou no Olympia de Paris.
Frequentou vários cursos de pedagogia musical dos quais se destacam os dos professores Jacques Chapuis e Jos Wuytack.
Em 2002 terminou, na Escola Superior de Educação de Lisboa, a licenciatura de Professor do Ensino Básico na variante de Educação Musical. Desde então lecciona a disciplina de Educação Musical no segundo ciclo do Ensino Básico, sendo igualmente professor da classe de metais na escola de música da Sociedade Filarmónica União Samorense e professor de Expressão Musical na Academia de Musica de Benavente.

1 Comentários:

Às 14/05/10, 03:18 , Blogger Anna disse...

nos sabemos nos sabemos, o stor é muito bom, acutou em varias coisas e teve varios cursos, mas o que ele mais gosta de fazer é aturar a ana :D

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial