terça-feira, 27 de novembro de 2007

A MÚSICA KLEZMER

Klezmer (do iídicheכּלי־זמיר , através do hebraico k'li zemer, כלי זמר,instrumento musical) é um género de música não-litúrgica judaica, desenvolvido a partir do século XV pelos judeus asquenazes.
Originalmente a palavra klezmer (plural klezmorim) designava apenas os instrumentos, sendo posteriormente estendida aos próprios músicos. Somente na segunda metade do século XX passou a identificar um gênero, antes referido simplesmente como música yiddish .
Apesar de viver em stheitls (guetos judaicos) na Polônia, Romênia, Bulgária, Hungria etc., os klezmorim, quase sempre músicos amadores, absorveram a cultura local, com forte influência cigana, e constituíram a base da cultura musical iídiche. Formavam grupos itinerantes que tocavam em festas judaicas - casamentos e outras celebrações - um repertório basicamente feito para danças em grupo ou entre casais.
Na formação dos primeiros grupos, predominavam os instrumentos de cordas (violinos, címbalo, baixo ou cello), usando-se eventualmente uma flauta. A partir do século XX, com o surgimento das bandas militares, foram sendo adicionados instrumentos de sopro e percussão.
Quando os judeus deixaram a Europa Oriental e os shtetls, o klezmer difundiu-se no mundo, especialmente nos Estados Unidos, influenciando importantes compositores, como Gershwin, Leonard Bernstein e Aaron Copland.
Inicialmente o conceito designava instrumento musical, mais tarde passou a abranger os próprios músicos. Estes eram vistos como o oposto de músicos sérios, que praticamente não sabiam ler música e tocavam melodias de ouvido.
Surgiu na europa de leste relacionado com a prática do JUDAÍSMO Ashkenazic, sendo de carácter não litúrgico. A maior parte do seu repertório contém danças para casamentos e outras celebrações Judaicas como o Bar Mitzvah. A música tinha que se enquadrar no acontecimento solene e ao mesmo tempo incitar os convidados a dançar no fim da cerimónia religiosa. Apesar de ter a sua origem nas cerimónias de casamento, nunca foi só destinada para dançar mas também para ouvir durante o banquete. As 4 peças "Romanian Fantasies" tocadas pelo violinista Josef Solinski (1907/1908) pertencem a esta categoria. São as gravações mais antigas que sobreviveram. Os Klezmatics basearam-se nas mesmas para a composição "Romanian Fantasy" no álbum "Jews with Horns".
Todas as letras e terminologias são em yiddish.
Ao longo do séc. XIX e XX transformou-se no sentido do virtuosismo e sofisticação.
Como características principais destacam-se:
as melodias semelhantes aos efeitos produzidos pela voz humana - riso, choro - e procurando simultaneamente imitar cânticos litúrgicos;
a dança como componente determinante;
a improvisação e liberdade na leitura da partitura;
mistura de influências - como música cigana;
a formação é constituída por um número reduzido de elementos e diferentes instrumentos.
Actualmente, a música Klezmer é produzida e consumida por Judeus e Gentios (Não-Judeus).
No século XX, resultante do fluxo migratório provocado pelas guerras europeias, a música Klezmer reinventou-se nos EUA.
Nos EUA existem mesmo escolas vocacionadas para a aprendizagem da música Klezmer.


Ritmo, Métrica e Andamentos
Na sua forma original, Klezmer era música ao vivo destinada à dança. Por isso, o andamento seria alterado em função do cansaço do público participante - ou outros substituíam-nos.
Alterna andamentos lentos e rápidos, por vezes frenéticos. Uma das figuras rítmicas predominantes é a síncopa. A nível de ornamentos, recorre a escalas rápidas e apogiaturas. É frequente o uso de acentuações, podendo alterar a acentuação natural dos compassos. Os compassos mais utilizados são 3+3+2 (por exemplo em 8/8); 2/4; 4/4 e 3/8 (acentuações no 1º e 3º tempos). O tempo não é metricamente estável.
Estrutura e Harmonia
A maioria das canções é dividida em várias secções, por vezes em diferentes tonalidades. Podem alternar entre maiores e menores.
As canções instrumentais por vezes seguem o tipo de progressão harmónica da música oriental, como na música Grega.
Nas canções Yiddish vocais o processo é mais simples, seguindo o estilo e progressão harmónica da canção russa.
Orquestração
Ao longo dos séculos o violino foi o instrumento protagonista entre os músicos judeus "Shpil, klezmer, biz di strunes plotsn dir" - Toca Klezmer, até as cordas dos violinos partirem! Era acompanhado por um Címbalo, um violoncelo ou contrabaixo.
No século XIX houve uma mudança e o clarinete, o saxofone e o trompete foram introduzidos. Para isto contribuíram as Bandas Militares e no século XX as indústrias de gravação: no início desta indústria era mais difícil gravar instrumentos de cordas do que instrumentos de sopro.
Actualmente o clarinete é usado para a melodia e são frequentes os ensembles de metais. O papel do baixo é muitas vezes desempenhado pela tuba ou sousafone. O papel da percussão tem sido cada vez mais importante.
Canções
Há dois tipos: as de dança e as que não são para ser dançadas.
As de dança são geralmente rápidas e depois lentas e são as mais abundantes
Freylekhs, Bulgar ou Volekhl - uma dança em círculo no compasso 8/8 (3+3+2). Está no modo melódico Ahava Rabboh. Um piano, um acordeão ou um baixo tocam o tradicional oom-pah. É a mais popular das danças Klezmer.
Sher - é em 2/4 e é uma das mais populares.
Khosidl - Dança em 2/4 e 4/4. pode ser dançada em círculo ou em linha.
Hora ou Zhok - de estilo moldavo, bastante ornamentada. Compasso 3/8, com acentuações no 1º e 3º tempos.
Kolomeike - em 2/4, é rápida e com melodias que ficam no ouvido facilmente. Tem origem na Ucrânia, em cujo folclore é abundante.
Terkish - é em 4/4 e semelhante à habanera.
Skotshne - muito semelhante à Freylekh, mas mais complexa. Pode igualmente funcionar como peça instrumental.
Nigun - em 2/4, mas num andamento calmo. Significa melodia em Yiddish e Hebraico.
Padespan - é um estilo que reúne características da valsa russa e espanhola familiar aos Klezmorim.
Mazurka e Polka - são danças checas e polacas, tocadas quer por Judeus quer por Gentios (não-Judeus).
Cakewalks - danças populares Afro-Americanas do início do século XX, inclusive entre os Judeus da Europa de Leste.
Czardas - dança popular húngara interpretada por Judeus da Hungria, Eslováquia e dos Cárpatos. Começa com uma introdução lenta, por vezes com um instrumento solista, e depois o andamento começa gradualmente.
Sirba - em 2/4. É de origem romena e pode ser dançada em círculo, linha ou a pares. É executada num andamento rápido e com súbitas mudanças de andamento. A parte da melodia recorre ao uso de tercinas.
Tango - embora originária da Argentina, muitas foram escritas por judeus da Europa de Leste .
As puramente instrumentais são 3:
Doina - não tem uma forma definida, sendo um lamento improvisado, geralmente a solo. É fundamental nos casamentos. É baseada nos tradicionais lamentos dos pastores moldavos, tendo uma grande expressividade vocal. É interpretada por diferentes instrumentos desde o violino ao clarinete, banjo, címbalo, xilofone. Costuma ser a 1ª de uma sequência de 3, em que se seguem a Hora e uma Freylekh ou Khosidl.
Taksim - é um prelúdio geralmente às Freylekhs, sendo também livre a nível formal. Foi substituída pela Doina no século XX.
Fantazi - de forma livre, tocada nos casamentos para os convidados enquanto jantam. Tem paralelos com a fantasia da música clássica.
ou então...

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